Após audiência pública, Plano Diretor de Drenagem segue para Câmara

O Plano Diretor de Drenagem (PDD) para Curitiba foi discutido nesta terça-feira (26), em audiência pública realizada no Palácio 29 de Março. Foi a terceira e última audiência sobre o tema, antes de o documento ser enviado para a votação na Câmara de Vereadores. O PDD, que irá orientar a ação da Prefeitura no combate a enchentes na cidade, prevê soluções inovadoras que devem se tornar referência para outras cidades.

Segundo o secretário municipal de Obras, Sérgio Luiz Antoniasse, os estudos mapearam as regiões que mais precisam de investimentos para evitar que seus moradores sofram com as conseqüências das cheias.

Vinte e sete projetos já foram aprovados pelo governo federal e estão em fase de licitação. Já está garantido para estes projetos um volume de R$ 650 milhões, liberados pela Caixa Econômica, a fundo perdido. O dinheiro virá do PAC da Prevenção, que prevê investimentos na bacia do Rio Iguaçu.

Os recursos serão aplicados nas sub-bacias do Rio Belém (intervenções nas calhas dos rios Belém, Pilarzinho, Água Verde e Pinheirinho), do Rio Atuba (onde serão implantadas duas bacias de contenção no Rio Bacacheri e uma bacia de detenção no Rio Atuba) do Rio Barigui e do Ribeirão dos Padilhas. Também serão destinados recursos para obras no sub Iguaçu em Curitiba e Região Metropolitana e para a sub-bacia do Rio Ponta Grossa.

Prazos

De acordo com o coordenador do plano, Edu Franco, o plano deve ser posto em prática até o primeiro semestre do ano que vem Segundo ele, o PDD coloca Curitiba na vanguarda em políticas de combate a enchentes.

"Curitiba é a primeira cidade a ter um estudo tão amplo sobre este problema. Este plano foi baseado em estudos implementados em outras cidades e outros países, no que existe de melhor no mundo", diz.

A reunião teve a presença de representantes do Ippuc e das secretarias municipais de Obras e do Meio-Ambiente.