Seis estabelecimentos da região central de Curitiba foram vistoriados na noite desta quinta-feira (31), durante operação da Aifu (Ação Integrada de Fiscalização Urbana) em bares, restaurantes e casas noturnas. A operação, que prossegue nesta sexta-feira e sábado, mobiliza fiscais das secretarias municipais de Urbanismo e do Meio Ambiente, da Vigilância Sanitária, Cosedi (Comissão de Segurança de Edificações e Imóveis), Corpo de Bombeiros e Ministério do Trabalho, além de um representante do Ministério Público e efetivos da Guarda Municipal e da Polícia Militar.
Dos seis estabelecimentos vistoriados, três - Boteco Santi, Liqüe e James Bar - estão em dia com todas as condições de segurança, vigilância sanitária e meio ambiente, além da documentação.
Os outros três - Aos Democratas, Bar Curityba e Class Night Club - foram fechados por apresentarem pendências ou irregularidades. Entre os problemas constatados estão a existência de apenas uma rota de fuga para a saída de emergência, com saídas obstruídas na necessidade de evacuação do local, assim como aconteceu na tragédia boate da cidade de Santa Maria (RS); presença de alimentos mal conservados, vencidos e sem identificação de validade, além de cozinhas em situação precária; ausência de licença ambiental para permissão de uso de equipamentos sonoros.
A Prefeitura de Curitiba vai fazer cumprir todas as determinações do Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária, Secretaria de Meio Ambiente e Ministério Público para a reabertura dos locais fechados. Também vai manter o diálogo com entidades e empresários do ramo para que todos possam garantir a segurança de frequentadores e funcionários de bares, restaurantes e casas noturnas da cidade.
O prefeito Gustavo Fruet determinou que sejam apurados eventuais casos de omissão recente em relação à fiscalização de bares e casas noturnas, assim como identificados os processos que já deveriam ter tido providências tomadas para garantir a segurança dos estabelecimentos comerciais em Curitiba.