Noticias
Voltar
Defesa Civil se prepara para o mundial.

Defesa Civil se prepara para o mundial.

Dez integrantes da Defesa Civil de Curitiba concluíram o Curso de Bombeiro Profissional Civil. A formatura aconteceu nesta segunda-feira (16). O treinamento, que faz parte da preparação para a Copa do Mundo de 2014, será agora repassado por eles aos mais de 1.600 guardas municipais da cidade.


"Somos hoje a única equipe de Defesa Civil municipal do país a ter esta qualificação", afirma o coordenador técnico da Defesa Civil, Nelson de Lima Ribeiro. "Mais do que a capacitação o mundial de 2014, o curso qualifica nossas equipes para o dia a dia da cidade", comenta Nelson.


Com carga horária de 210 horas, em quatro meses, o curso incluiu questões de prevenção e combate a incêndio, primeiros socorros, produtos perigosos, busca e salvamento aquático, resgate em altura e espaço confinado.


A equipe recebeu ainda treinamento sobre utilização de equipamentos de proteção individual e respiratório, legislação, salvamento terrestre, atendimento em situações de emergência e elaboração de análise de risco, entre outros tópicos abordados.


"Curitiba está trabalhando para ser um dos destaques positivos da Copa no Brasil. Temos sido muito rigorosos com todos os procedimentos de preparação para o Mundial. A questão da segurança é uma das prioridades", explica o secretário de Defesa Social, Nazir Chain.


Além de diversos cursos oferecidos aos profissionais da área de segurança, entre os procedimentos previstos por Curitiba para receber o Mundial estão a ampliação do sistema de vídeo-monitoramento, que passará das atuais 125 câmeras para 450, o reforço do Grupamento Tático de Motos e o treinamento dos guardas para atender os visitantes com informações turísticas.

Capacitações

Em um evento adverso a possibilidade de alguém sofrer alguma queda, escorregar ou se machucar é muito grande. Para isso precisamos de pessoas capacitadas para atender àquele que necessitar de ajuda.


Estabelecer os requisitos para a elaboração, manutenção e revisão de um plano de emergência contra incêndio, visa proteger a vida, o meio ambiente e o patrimônio.



Telefones
© 2009 - Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil - COMPDEC
Av. Senador Souza Naves,312 - 6º andar - Alto da XV - CEP 80.045-060
defesacivil@curitiba.pr.gov.br
Curitiba - Paraná