Os integrantes da Defesa Civil de Curitiba e os guardas municipais estão sendo capacitados no Curso de Bombeiro Profissional Civil. O treinamento faz parte da preparação para a Copa do Mundo de 2014.
O curso, com carga horária de 210 horas, tem as matérias de prevenção e combate a incêndio, primeiros socorros, produtos perigosos, busca e salvamento aquático, resgate em altura e espaço confinado.
"Curitiba está trabalhando para ser um dos destaques positivos da Copa no Brasil. Portanto, o prefeito Luciano Ducci tem sido muito rigoroso com todos os procedimentos de preparação para o Mundial. A questão da segurança é uma das prioridades", explica o secretário de Defesa Social, Nazir Chain.
Além de diversos cursos oferecidos aos profissionais da área de segurança, entre os procedimentos previstos por Curitiba para receber o Mundial estão a ampliação do sistema de vídeomonitoramento, que passará das atuais 116 câmeras para 450, o reforço do Grupamento Tático de Motos e o treinamento dos guardas para atender os visitantes com informações turísticas.
Armamento e tiro - Nesta semana, 300 homens da Guarda Municipal de Curitiba também estão recebendo treinamento de técnicas de armamento e tiro. O objetivo do curso é exercitar o manejo correto de espingardas calibre. As aulas estabelecem um padrão operacional único, criando assim uma automatização de atos e procedimentos necessários ao uso da arma de fogo.
Durante o treinamento, os agentes conhecem técnicas e táticas para as mais diversas situações de confronto e abordagens, dentro dos preceitos de segurança, legalidade e direitos humanos.