Integrantes da Defesa Civil de Curitiba participam do Projeto Piloto e Pioneiro no Brasil "Cuidando do Cuidador"

Integrantes da Defesa Civil de Curitiba participam do Projeto Piloto e Pioneiro no Brasil - Cuidando do Cuidador.

Através de um convênio de Cooperação firmado entre a Defesa Civil de Curitiba e o Curso de Psicologia da Faculdade Evangélica do Paraná, no período de 19 de Agosto à 08 de Novembro de 2011, foi viabilizada a implantação de um Projeto Piloto e pioneiro no Brasil.Trata-se dos Programas Preventivos, Terapêuticos e de Desenvolvimento Humano - Primeiros Socorros Psicológicos e Cuidando do Cuidador.

Idealizados para capacitar os profissionais na estabilização de suas respostas emocionais e das respostas das vítimas em situações emergenciais. Para promover maior controle sobre a situação e na prevenção de traumas. Proporcionar meios para que o profissional possa gerenciar o estresse. Produzir melhorias nas relações interpessoais, em suas condições de saúde, e na eficiência e eficácia de seus serviços em prol da comunidade.

Este projeto foi idealizado pelas professoras Psic. Solange Lucie Machado e Psic. Adriana Maria Bigliardi que participaram da implantação e aplicação do Programa de Desenvolvimento, acompanhadas por estagiários do curso de Psicologia que estiveram sob sua supervisão.

Em virtude dos ótimos resultados obtidos nesta fase inicial, no dia 11 de Novembro de 2011 firmou-se um novo acordo entre as duas instituições cooperantes para assegurar a continuidade do projeto no ano de 2012.A Coordenadora do Curso de Psicologia da Faculdade Evangélica do Paraná, Prof. MS. Psic. Roseli Deolinda Hauer, e o Coordenador Técnico da Defesa Civil de Curitiba/ Inspetor da Guarda Municipal de Curitiba, Nelson de Lima Ribeiro comemoram o sucesso desta fase que representou o surgimento de uma nova parceria estabelecida entre ambas instituições e um avanço na formação dos agentes de defesa e segurança do município.