Encerramento das atividades do Programa Conhecer para Prevenir

Limpeza da bacia do Belém beneficia 300 mil pessoas

Na última segunda (5) o Secretário Municipal da Defesa Social, Nazir Abdalla Chain e a Secretária Municipal da Educação, Liliane Casagrande Sabbag, juntamente com os chefes dos Núcleos Regionais da Educação e da Defesa Social, Agentes Multiplicadores, Diretores de Escolas, CMEIs e CMAEs estiveram no evento de encerramento das Atividades de 2011 do Programa Conhecer para Prevenir.

O programa finaliza o ano comemorando os resultados positivos das ações preventivas desenvolvidas pelos equipamentos de educação neste ano com base no objetivo de semear nos pequenos o desejo por um futuro de maior segurança em relação aos desastres, através de ações educativas para a prevenção e preparação contra as principais adversidades presentes na vida urbana e que são hipóteses do cotidiano.

Com início 2005 nas unidades do Núcleo Regional da Educação na Matriz o programa conta atualmente conta com a participação de 151 unidades da Secretaria Municipal da Educação. Esta iniciativa já beneficiou mais de 100 mil pessoas, das quais 25% são crianças.

Por meio do Conhecer para Prevenir, as crianças recebem noções de análise de riscos, meios de prevenção, conceitos de defesa civil e conhecem os principais fenômenos naturais, deste modo, despertando nos futuros agentes mirins consciência de preservação do meio ambiente, prioritariamente dos recursos naturais: água, ar e solo. Os professores, educadores e funcionários das unidades participantes recebem formação em prevenção e combate a incêndios e primeiros socorros. Também são organizados os Planos de Preparação para Emergências Locais - PPEL, para todas as unidades participantes.

Durante o evento, houve a entrega dos certificados às unidades participantes do programa, momentos de descontração com o RAP de Canoas da Defesa Civil de Santa Catarina e a Paródia da marchinha de Carnaval "Me dá um dinheiro Aí", escrita pelo Professor José Raimundo Brandão de Lima, da Núcleo Regional de Educação Bairro.

Momentos de grande emoção marcaram o relato dos representantes de unidades de cada regional com depoimentos de acontecimentos e eventos adversos que ocorreram em seus equipamentos.