Noticias
Voltar
Papai Noel da Guarda leva carinho às crianças

Papai Noel da Guarda leva carinho às crianças

Aos gritos, as crianças do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Vila Nori e da Escola Municipal Herley Mehl, no Pilarzinho, receberam nesta quinta-feira (24) a visita do Papai Noel azul, da Guarda Municipal.


A chegada foi uma surpresa. As crianças achavam que teriam um treinamento de segurança e foram surpreendidas ao ver o bom velhinho chegar vestido de azul, cor da farda da Guarda, e com o colete laranja da Defesa Civil.


"Não acreditei quando eu o vi, ele é bem diferente do Papai Noel que eu conhecia, mas é muito legal", disse Camila Ferreira Prado, de 8 anos, ao lado do colega Luís Felipe Oliveira de Jesus. Os dois estão no 2º ano da Escola Herley Mehl. "Vou aproveitar e pedir meu presente de Natal, quero uma bicicleta", contou Luís.


No CMEI Vila Nori, a recepção das crianças foi ainda mais acolhedora. Lá, os alunos têm menos de cinco anos de idade e nem perceberam que o Papai Noel da Guarda é diferente do tradicional.


Por trás da barba branca e da fantasia está o guarda municipal Sergio José Firakowski. Voluntário, ele será o Papai Noel azul deste ano e até o dia 28 de novembro tem a missão de entregar docinhos às crianças de 23 escolas e CMEIs da Regional Boa Vista.


"Não importa a cor, o impacto é o mesmo", contou Firakowski. "É uma sensação gostosa, uma satisfação ver a felicidade da criançada".


A vontade de ver os pequenos mais felizes não para por aí. Nas visitas, o Papai Noel também acaba recebendo cartinhas com os pedidos de presentes de Natal. No ano passado, foram entregues à Guarda 80 cartinhas. A intenção é fazer com que, futuramente, alguns pedidos sejam atendidos.


Segurança - O Papai Noel azul na Regional Boa Vista é parte do projeto Conhecer para Prevenir, da Secretaria Municipal da Educação, Defesa Civil e Guarda Municipal.


O Conhecer para Prevenir foi criado em março de 2005 para orientar a comunidade em geral e a escolar sobre as medidas a serem adotadas diante de acidentes e desastres, minimizando os danos e prejuízos ao patrimônio e meio ambiente.


Ao verem o Papai Noel vestido de azul, as crianças costumam se aproximar ainda mais do guarda municipal e se sentem seguras com sua presença.


Neste ano, o Papai Noel visita as escolas municipais Araucária, Duílio Calderari, Cerro Azul, Tanira Schmidt, Raul Gelbeck, Kó Yamawaki e Santa Agueda; os Centros de Educação Integral (CEIs) José W. Dias, Lauro Esmanhotto, Ulisses Guimarães e Curitiba 300 Anos; as Unidades de Educação Integral (UEIs) Araucária, Tanira Schmidt e Vila Nori; e os CMEIs Bairro Alto, Bracatinga, Cinderela, Irmã Dorothy, Vila Califórnia, Vila Diana e Krachinski.


Capacitações

Em um evento adverso a possibilidade de alguém sofrer alguma queda, escorregar ou se machucar é muito grande. Para isso precisamos de pessoas capacitadas para atender àquele que necessitar de ajuda.


Estabelecer os requisitos para a elaboração, manutenção e revisão de um plano de emergência contra incêndio, visa proteger a vida, o meio ambiente e o patrimônio.



Telefones
© 2009 - Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil - COMPDEC
Av. Senador Souza Naves,312 - 6º andar - Alto da XV - CEP 80.045-060
defesacivil@curitiba.pr.gov.br
Curitiba - Paraná