A Prefeitura começou as obras de drenagem na rua Eduardo Pinto da Rocha, na região do Umbará. Máquinas retroescavadeiras estão nivelando a rua e alargando a rua, para a colocação das novas galerias pluviais. Ao todo, serão colocadas de 5,5 quilômetros de nova tubulação, beneficiando 137 mil moradores dos bairros do Umbará, Sítio Cercado, Ganchinho e Alto Boqueirão.
"A revitalização desta obra vai interligar bairros e criar um novo corredor de mobilidade, que vai trazer segurança ao trânsito, mais conforto ao transporte coletivo e promover desenvolvimento na região", disse o prefeito Luciano Ducci. Estão sendo investidos R$ 13,3 milhões na revitalização da rua Eduardo Pinto da Rocha, como parte do programa Pró-Cidades, da Prefeitura de Curitiba, financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
As equipes estão trabalhando perto do córrego Ponta Grossa, no trecho de saibro. Neste trecho, será construída nova galeria pluvial e também uma travessia especial sob o córrego Ponta Grossa, com 8 metros de altura e 26 metros de comprimento. Durante os trabalhos, a rua será interditada ao tráfego com acesso apenas aos moradores.
Depois as equipes vão para a região onde há um antigo antipó. Toda esta região vai ganhar 5,5 quilômetros de asfalto e mais 11 quilômetros de novas calçadas. A obra de pavimentação vai se estender entre as ruas Nicola Pellanda até a rua Francisco Alves de Oliveira. A rua também vai ganhar ciclovia, paisagismo, iluminação e uma rede subterrânea de transmissão de dados (infovia).
Aprovação - A revitalização da rua foi aprovada pelos moradores da região. O presidente da União das Associações dos Moradores e Clubes de Mães do Bairro Novo, Armando Ferreira, considera que a obra vai promover o desenvolvimento dos bairros. "Os moradores aprovaram esta obra e parabeniza a decisão do prefeito Luciano Ducci", disse Ferreira, que representa 110 associações comunitárias.
O presidente da Associação Comunidade São José, Vladimir Stroccaro, conta que a obra vai trazer mais conforto aos moradores da região. "Com as chuvas, era difícil transitar na Eduardo Pinto da Rocha, por causa do barro. Agora vamos ganhar calçadas e rua pavimentada. Tudo vai melhorar na região", disse.
Revitalização da rua Eduardo Pinto da Rocha
Investimento: R$ 13,3 milhões
Extensão: 5,5 quilômetros
População atendida: 137 mil pessoas
Melhorias: obras de terraplanagem, drenagem, calçadas, ciclovia, paisagismo, iluminação pública, sinalização e uma rede subterrânea de transmissão de dados (infovia)