Luciano Ducci discute com ministro recursos para combater enchentes

O prefeito de Curitiba, Luciano Ducci, reuniu-se nesta terça (1), em Brasília, com o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, para apresentar projetos de obras de drenagem em Curitiba. O ministro vai avaliar a possibilidade de repasse de recursos do governo federal para as obras.

"Nossa proposta foi muito bem recebida pelo ministro. Agora vamos tratar da questão do ponto de vista técnico, juntamente com o governo federal, para trazer os recursos e realizar as obras tão necessárias para a nossa cidade", afirmou Ducci.

Os projetos de combate a enchentes apresentados envolvem as bacias dos rios Belém e Barigui e obras de contenção no Parque Tingui, no valor de R$ 10 milhões.

No Parque Barigui será feito o desassoreamento do lago do rio Barigui, o prolongamento do canal existente e a implantação de comportas mecânicas para o controle do volume d’água, para impedir novo assoreamento e facilitar a limpeza do fundo do lago. Também faz parte do projeto a implantação de caixas de retenção de material sólido no canal de entrada do rio no parque.

Na lagoa do Parque Tingui será feita a recuperação das margens de forma a conter a variação do nível de água.

Para o Parque São Lourenço, que integra a bacia do rio Belém, estão previstos o desassoreamento do lago e a recuperação das margens.

"Buscamos reforço de investimentos para que Curitiba faça frente ao problema das cheias, mesmo em tempos de chuvas em excesso", observou o prefeito.

Participaram da reunião no Ministério da Integração Nacional o presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba, Cléver Almeida, e os deputados federais Leopoldo Meyer, Fernando Francischini e Ana Arraes, do Pernambuco.

Em Brasília, o prefeito Luciano Ducci também fez uma visita de cortesia ao ministro das Comunicações, Paulo Bernardo.