Desde o início da tarde de ontem (14) até a manhã desta terça-feira, a Defesa Civil de Curitiba registrou 108 ocorrências por causa da forte chuva, entre elas 78 pontos de alagamentos, duas quedas de galhos de árvores, 11 riscos de desabamentos e nove desmoronamentos. Nesta manhã, equipes da Defesa trabalharam na região do bairro Caximba para atender moradores em área de alagamento, como a dona de casa Luzia Francisca Viana, de 83 anos, que foi removida com auxílio de um bote inflável ao lado da neta, Luziane de Barros, de dez anos.
Ontem, a área mais afetada foi a da Regional Santa Felicidade, nos bairros Campo Comprido, Cascatinha e São João e nas vilas Quin e Santos Andrade.
Em vários locais da cidade, as famílias tiveram que ser resgatadas de barco. Equipes da Fundação de Ação Social (FAS) passaram a madrugada prestando atendimentos aos moradores das regiões afetadas, com doações de roupas, cestas básicas, colchões e cobertores.
Nas últimas 24 horas, os engenheiros da Comissão de Segurança em Edificações e Imóveis (Cosedi) interditaram 20 residências, sendo a maioria por risco de alagamentos.
De acordo com o Simepar, somente nesta segunda-feira choveu quase metade do volume total (150 mm) previsto para todo mês de fevereiro. A previsão para esta terça-feira é de chuva fraca a moderada. Nos próximos dias, o tempo permanece instável e sujeito a chuvas.