Educadores dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) da Prefeitura estão recebendo treinamento em primeiros socorros. O curso é resultado da parceria entre as secretarias da Defesa Social e da Educação com o objetivo de capacitar os educadores para que saibam realizar os procedimentos básicos em caso de emergência.
Na aula realizada nesta segunda-feira (16), no Centro de Capacitação da Secretaria Municipal da Educação, cerca de 30 educadores receberam instrução de abordagem primária, retirada de capacete, rolamentos, colocação e transporte em tábua e manobra de Heimilich (desobstrução de vias aéreas).
"O objetivo é passar aos educadores o que deve e o que não deve ser feito em uma emergência. São manobras técnicas simples, mas que podem salvar vidas", destaca a guarda municipal e instrutora do curso Eliane Hirt Muller.
O curso de 20 horas/aula inclui teoria e parte prática. Os educadores se encontram diante de simulações que retratam a realidade, obrigando a execução das técnicas aprendidas em momentos de pressão.
"Existem muitas pessoas que são bem intencionadas, mas poucas que são preparadas. Com as aulas práticas, os educadores chegam o mais próximo da realidade e saberão agir quando estiverem diante de uma situação de risco real", diz o guarda municipal e também instrutor Jaime Lopes.
O educador Márcio Calmo da Silva, 39 anos, do CMEI Bracatinga, no Pilarzinho, era o único homem do grupo. Responsável por uma turma de 26 crianças de 2 e 3 anos, Márcio observou atento as instruções repassadas pelos instrutores, pois será o responsável por transmitir as informações aos colegas de unidade.
"Tudo que estou aprendendo aqui irei multiplicar aos colegas nas reuniões pedagógicas. A gente sempre torce para que nada aconteça. Mas, se ocorrer, é preciso estar preparado", diz Márcio.
Para a educadora Gisele Cristina Chaves, 39 anos, do CMEI Jardim Gabineto, no CIC, o curso é mais uma forma de esta preparada para agir em situações de risco. Há quatro anos, antes de se tornar educadora, fez o mesmo curso. Agora, trabalhando diariamente com 22 crianças entre 1 e 3 anos, Gisele resolveu aproveitar a oportunidade para relembrar os conceitos.
"Com o curso, eu me sinto mais segura, mais confiante para poder agir caso ocorra algo. O principal é manter a tranquilidade e realizar os procedimentos básicos até o serviço médico chegar", afirma Gisele.
O curso de primeiros socorros para educadores começou em 2008. São oito turmas por ano com a intenção de capacitar os profissionais dos 171 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs).