A Defesa Civil de Curitiba realizou o 1º Curso Prático em 1º Socorros para voluntários da Defesa Civil de Curitiba

Foto do 1º Curso prático em 1º SOCORROS

A PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITBA, através da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil COMDEC, realizou nos dias 24 e 31 de julho o 1º Curso Prático em 1º Socorros para Voluntários da Defesa Civil de Curitiba, a um grupo de 136 voluntários divididos em duas turmas. A instrução teve duração de 10 hora/aula com atividades práticas em primeiros socorros. Além da equipe da Defesa Civil, participaram também como instrutores socorristas voluntários.

O treinamento foi divido em oficinas, com os seguintes temas:

- Atendimento inicial, imobilização fixação e remoção em tábua;

- Simulação de acidente envolvendo automóvel e moto;

- Retirada de vítima do interior do veículo e retirada de capacete;

- Simulação de atendimento com mais de uma vítima (AMUV);

- Transporte de vítima em terreno de difícil acesso.

Além de voluntários da Defesa Civil de Curitiba participaram também agentes da Defesa Civil da Secretaria Municipal de Ordem Pública e Cidadania do município de Quatro Barras, Bombeiros Civis de Campina Grande do Sul, agentes de Defesa Civil do município de Pinhais, Secretária Geral da COMDEC - Ponta Grossa a Srª Keila Cristiane, Ten. Fabiana do 5º Batalhão de Suprimento (5º B Sup) e o Delegado titular de Quatro Barras Drº Voltaire.

Ao término das oficinas foram realizadas simulações de um acidente envolvendo 4 veículos, sendo um deles um Micro Ônibus, onde haviam várias vítimas. Para um maior realismo na simulação os figurantes foram maquiados. Além de atividades práticas e simulação de AMUV, teve um treinamento de campo onde os grupos foram para dentro da mata levando os equipamentos para remoção e primeiros socorros, simulando a queda de uma aeronave dentro desta mata fechada, com 4 pessoas gravemente feridas. No deslocamento os participantes passaram por ribeirões, pontes de madeira e ponte pencil, solo pantanoso e lagos. Para efetuar o resgate as equipes colocaram em prática todas as técnicas repassadas pelos instrutores, como imobilização, fixação e transporte de vítima em tábua, remoções rápidas e fixação. O resgate (atividade) durou aproximadamente duas horas dentro da mata.

O Curso foi realizado na ASSOCIAÇÃO PRÓ HULMAN e teve apoio da SMAB (Secretaria Municipal de Abastecimento) e das Empresas KRAFT FOODS, RENNER HERRMANN S.A, COMÉRCIO DE FRUTAS RÉGIS.

A equipe da COMDEC-Ctba agradece a participação e empenho de todos os voluntários e em especial aos envolvidos na organização do evento: Alipio, Altair, Angela, Danilo, Eduardo, Erik, Erika, Everton, Leoni, Letícia, Lorival, Marcos, Paloma, Rodrigo, Toni e Vera.