Noticias
Voltar
Bairros da Regional Boa Vista recebem obras de pavimentação e de combate a enchentes

Prefeito nas obras da Regional Boa Vista

O prefeito Luciano Ducci vistoriou nesta quarta-feira (28) obras de pavimentação, drenagem, contenção de cheias e prevenção de enchentes, além da construção de uma unidade de saúde e da limpeza de rio nos bairros da Administração Regional da Boa Vista.


"Há obras em andamento por toda a cidade, como estas que beneficiam os moradores dos bairros da Regional Boa Vista", disse Luciano Ducci. O prefeito estava acompanhado da administradora da regional, Janaína Gehr, e dos vereadores Jair Cézar e Jairo Marcelino.


A dona de casa Rosemari Albini Ayres da Costa, do Bairro Alto, agradeceu ao prefeito pela implantação da rede de drenagem na Avenida da Integração. Ali, a Secretaria Municipal de Obras Públicas está substituindo a tubulação existente, com a colocação de tubos de 2,20 metros de diâmetro, para aumentar a vazão da água e combater os alagamentos no trecho mais baixo da rua quando chove mais forte. "Estamos satisfeitos com essa intervenção que evitará muitos transtornos para nós e nossos vizinhos", disse.


Na rua Paulo Prevedelo Gusso, primeiro ponto da visita, no bairro Boa Vista, o prefeito também ouviu agradecimentos. A rua faz parte do trajeto das linhas de ônibus Paineiras, Laranjeiras e Fernando de Noronha. Devido ao tráfego pesado, a rua estava com o pavimento deteriorado e agora está recebendo asfalto novo. São 1.100 metros que estão sendo revitalizados com a utilização da máquina recicladora (que aproveita o pavimento antigo para formar a base junto com uma carga de cimento, que depois é recoberta por uma capa asfáltica).


A dona de casa Lourdes de Siqueira, que mora há 40 anos na rua, está gostando da obra. "Nesta rua passam muitos ônibus e caminhões pesados e o asfalto não estava bom. Com o asfalto novo a situação vai melhorar tanto para os motoristas quanto para os pedestres", disse.


No Tingui, as ruas Edmundo Alberto Mercer e João Batista Trentin, que têm, somadas, uma extensão de 1.200 metros, já receberam a máquina recicladora e estão com nova pavimentação. As duas fazem parte do itinerário da linha Tingui e também exigiam reparos frequentes porque o trânsito pesado deteriorava o antipó existente. "Estamos felizes com a obra, porque melhora a condição da rua e até valoriza nossos imóveis", disse a moradora Maria Sartori, que está há 50 anos na rua Edmundo Alberto Mercer.


Entre o Boa Vista e o Tingui, o prefeito fez uma parada no canteiro de obra da nova Unidade de Saúde da Barreirinha. A construção, que está iniciando, vai substituir a atual unidade, que funciona em um imóvel ao lado da igreja do bairro e não comporta a ampliação necessária para atender à demanda da região.


No Bairro Alto, além da obra de execução da rede de drenagem da Avenida da Integração, Luciano Ducci foi vistoriar o trabalho que está sendo feito em duas quadras da rua José de Oliveira Franco. Ali está em andamento o alargamento de três metros da via. A intervenção atende a uma reivindicação dos moradores. Eles compraram as pedras para fazer o meio-fio, que será assentado pela empresa contratada para fazer a pavimentação.


Depois, o prefeito verificou o trabalho que está sendo feito, em conjunto com as prefeituras de Pinhais e Colombo, para limpeza do rio Atuba, num trecho de 500 metros bastante afetado durante as chuvas do mês de abril. Também esteve na Vila Higienópolis para vistoriar a obra de limpeza da margem do rio após a saída de 100 famílias que foram reassentadas pela Cohab no empreendimento Moradias Faxinal, no Santa Cândida.


O último ponto do roteiro foi a rua Augusto de Almeida Garret, onde está sendo feita a contenção das margens do córrego Capão da Imbuia. No local, em frente à escola Paulo Leminski e perto da Unibrasil, serão executados posteriormente a pavimentação da rua, a construção de calçadas e passarela para transposição do córrego, além de reforço na rede de iluminação. Estas providências foram saudadas pela diretora da Unibrasil, Wanda Camargo. "A obra vai trazer mais segurança para nossos alunos, principalmente aqueles que estudam no período noturno", disse ela.


Capacitações

Em um evento adverso a possibilidade de alguém sofrer alguma queda, escorregar ou se machucar é muito grande. Para isso precisamos de pessoas capacitadas para atender àquele que necessitar de ajuda.


Estabelecer os requisitos para a elaboração, manutenção e revisão de um plano de emergência contra incêndio, visa proteger a vida, o meio ambiente e o patrimônio.



Telefones
© 2009 - Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil - COMPDEC
Av. Senador Souza Naves,312 - 6º andar - Alto da XV - CEP 80.045-060
defesacivil@curitiba.pr.gov.br
Curitiba - Paraná