Noticias
Voltar
Defesa Civil ensina técnicas de como agir em situações de emergência

Foto do Treinamento de emergência em escola municipal mobiliza Defesa Civil

Guardas municipais que trabalham com crianças nos programas Guarda Mirim e Teatro de Fantoches participaram de um treinamento da Coordenadoria Municipal da Defesa Civil de Curitiba (Comdec), nesta quarta e quinta-feira (21 e 22). "A capacitação foi feita para os guardas trabalharem como multiplicadores das informações da Defesa Civil com as crianças e adolescentes", explicou Eliane Hirt Muller, coordenadora de projetos da Defesa Comunitária da Guarda Municipal.


De acordo com o supervisor Renato Alves de Lima, da Defesa Civil, foram repassadas aos 74 guardas participantes diversas informações sobre a estrutura da Defesa Civil, sobre como agir em situações de emergência e desastres naturais, e como prevenir acidentes.


"Com essas informações, em caso de emergência a comunidade vai saber quais são as atitudes mais corretas a serem tomadas", disse o supervisor Renato. A Defesa Civil também coordena o programa "Conhecer para prevenir" que leva informações sobre prevenção de acidentes às escolas municipais. O programa é uma parceria entre a Secretaria Municipal da Defesa Social e a Secretaria Municipal de Educação.


Implantado em 2007, o "Conhecer para prevenir" está presente em 81 escolas municipais e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis), e a meta é chegar a 107 unidades de ensino até o fim do ano. Em todas as nove regionais da cidade existe pelo menos uma unidade de ensino que participa do programa.


O guarda municipal Wanderlei de Lucca trabalha com a Guarda Mirim no CEI Julio Moreira, na regional Santa Felicidade. "Aprendemos como evacuar um prédio. Essas informações são importantes para trabalhar com as crianças. Também ensinamos noções de meio ambiente e de segurança", disse.


A guarda Eleni Rubert trabalha com o Teatro de Fantoches na regional Boqueirão. "As crianças absorvem bastante as informações e são o maior meio de comunicação com os pais. Os bonecos do teatro ajudam a transmitir esses conhecimentos de segurança de forma mais fácil e atraente. As crianças conhecem os personagens e participam das peças junto com os bonecos, interagem bastante. Temos um retorno muito grande com o Teatro de Fantoches", disse.


Capacitações

Em um evento adverso a possibilidade de alguém sofrer alguma queda, escorregar ou se machucar é muito grande. Para isso precisamos de pessoas capacitadas para atender àquele que necessitar de ajuda.


Estabelecer os requisitos para a elaboração, manutenção e revisão de um plano de emergência contra incêndio, visa proteger a vida, o meio ambiente e o patrimônio.



Telefones
© 2009 - Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil - COMPDEC
Av. Senador Souza Naves,312 - 6º andar - Alto da XV - CEP 80.045-060
defesacivil@curitiba.pr.gov.br
Curitiba - Paraná