Agentes mirins recebem carteirinha do "Conhecer para Prevenir"

A Prefeitura de Curitiba, através da Coordenadoria de Defesa Civil da Regional Boa Vista, entregou nesta sexta-feira (16/10/2009) carteirinhas de agente mirim a 350 crianças que participam do projeto "Conhecer para Prevenir" em escolas na Regional Boa Vista. O Evento ocorreu no Auditório da Faculdade Unibrasil no Tarumâ


O projeto, desenvolvido pela Secretaria da Educação e pela Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, foi criado em março de 2005 para orientar a comunidade em geral e a escolar sobre as medidas a serem adotadas diante de acidentes e desastres, minimizando os danos e prejuízos ao patrimônio e meio ambiente.


Esta iniciativa já beneficiou mais de 84 mil pessoas, das quais 25% crianças, que se tornaram multiplicadoras do conhecimento em suas famílias. O programa capacita também guardas municipais e educadores da Rede Municipal de Ensino.


Em 2007 e agora em 2009, o projeto "Conhecer para Prevenir" foi homenageado pela Câmara Municipal de Curitiba em razão do sucesso alcançado entre as crianças e comunidades.


Neste ano, foi um dos 41 projetos escolhidos entre os 226 trabalhos comunitários apresentados na Feira do Conhecimento do Ministério da Justiça, através do Pronasci - Programa Nacional de Segurança com Cidadania, em Brasíla-DF, como ação promissora e inovadora na área de segurança pública.


Na Regional Boa Vista, participam do projeto "Conhecer para Prevenir" os CMEIS Cinderela, irmã Dorothy, Vila Califórnia, Vila Diana e Vila Nori, a Unidade de Ensino Integral Vila Nori; as escolas municipais Araucária, Duílio Calderari e Tanira Regina Scmidt e os CEIs Lauro Esmanhoto, José Wanderley Dias, Ulisses Guimarães.



Projeto Piloto


O projeto "Conhecer para Prevenir" foi implantado como piloto na Escola Municipal Mirazinha Braga, em 2007. Atualmente conta com mais de 80 unidades educacionais participantes de forma voluntária. Atende escolas municipais, centros educacionais de educação infantil, centros municipais de atendimento especial e unidades de educação, atingindo 4.411 alunos e 19.796 familiares e membros das comunidades escolares.


As principais ações do projeto são as reuniões periódicas com o corpo docente e funcionários terceirizados das instituições educacionais, reuniões com os pais, apresentação do teatro de fantoches da guarda municipal, realização de simulados, manutenção das ações e realização de cursos de formação de brigadas de combate à incêndios e de noções de socorros urgentes.


Capacitações

Em um evento adverso a possibilidade de alguém sofrer alguma queda, escorregar ou se machucar é muito grande. Para isso precisamos de pessoas capacitadas para atender àquele que necessitar de ajuda.


Estabelecer os requisitos para a elaboração, manutenção e revisão de um plano de emergência contra incêndio, visa proteger a vida, o meio ambiente e o patrimônio.



Telefones
© 2009 - Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil - COMPDEC
Av. Senador Souza Naves,312 - 6º andar - Alto da XV - CEP 80.045-060
defesacivil@curitiba.pr.gov.br
Curitiba - Paraná